Docentes
Os/as nossos/as professores/a são italianos/as de língua materna, qualificados/as para ensinar a língua italiana aos estrangeiros e todos/as possuem o CCP, o Certificado de Competências Pedagógicas que habilita a exercer legalmente a atividade de formador.
Docentes de português
Ligia Dias Costa
Nascida no Porto, Portugal, Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Ingleses, especializada no ensino de Português e Inglês. Ensina na ASCIPDA desde 2022.
Virginia Silva
Nascida no Porto, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, com cursos nas áreas do teatro e dos direitos humanos. Ensinou português a estrangeiros na América Latina e leciona em Portugal há cerca de 20 anos. Desde 2020 é professor de português na ASCIPDA.
Docentes de italiano
Anna Gomiero
Licenciatura em Comunicação Linguística Aplicada na Escola Superior de Línguas Modernas para Interpretes e Tradutores da Università di Trieste. Pós-graduação em Global Marketing, Comunicação e Made in Italy. Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação na Universidade do Porto. Professora de língua e cultura italiana na ASCIPDA desde 2018.
Elena Soressi
Nasceu em Milão, é mestre em Línguas, Literaturas e Culturas (inglês e português) e é doutoranda em Materialidades da Literatura. Ensina na ASCIPDA desde 2023.
Italo Profice
Nascido em Vallo della Lucania. Formado pelo colégio científico Galileo Galilei de Perugia e apaixonado pela literatura moderna italiana e estrangeira desde jovem, leciona na ASCIPDA desde 2020.
Cristina Verga
Nascida em Bergamo, licenciada em Filologia Moderna e especializada no ensino da língua e cultura Italiana aos estrangeiros. Vive no Porto desde 2021 e ensina na ASCIPDA desde setembro 2021.
Gaia Bertoneri
Nascida em Pietrasanta (Lucca), é Doutora em Digital Humanities. É Mestre em Tradução do Português para o Italiano e vice-versa. Ensina na ASCIPDA desde 2023.
Giulia Calí
Nascida em Palermo, tem um bacharelado em Letras Modernas e um mestrado em História da Arte. Ensina na ASCIPDA desde 2023.
Ketty Panciotto
Nascida em Messina, licenciada em Ciências Políticas com um curso de Política Internacional. Depois de trabalhar durante dez anos na Cooperação para o Desenvolvimento em diferentes áreas do mundo, apaixonou-se pelas terapias breves e formou-se em França como praticante de PNL e Hipnose. Vive no Porto há quatro anos e colabora com a ASCIPDA como professora de italiano para estrangeiros desde 2021.
Marianna Diroma
Nascida em Barletta, formada em Psicologia e especializada em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica, ensina na ASCIPDA desde 2022.
Paola Monzio
Nascida em Bergamo, formada em Arquitetura. Leciona na ASCIPDA desde 2012.
Serena Ponta
Licenciada em Línguas Estrangeiras pela Universidade de Bolonha, colabora com a ASCIPDA desde 2023.
Stefania De Sena
Napolitana, jornalista freelance, licenciada (110 cum laude) em Literatura Moderna, com especialização em comunicação de massa. Leciona língua e cultura italiana desde 2007 na ASCIPDA da qual também é membro fundador. Desde 2018 dedica-se ao ensino da gastronomia italiana em Portugal com o seu projeto "Napoli Gourmet".
Martina Canducci
Nascida em Rimini, licenciada em Cooperação Internacional. Certificação de Ensino da Língua Italiana para estrangeiros (CEDILS). Vive no Porto desde 2015 e ensina na ASCIPDA desde janeiro 2024.
Riccardo Ventelli
Nascido em Fermo em 1988. Mestrado em Italianística, ciências linguísticas e culturas literárias europeias na Universidade de Bologna, Alma Mater Studiorum. É mestrando em ensino do italiano para estrangeiros. Ensina na ASCIPDA desde 2023.
Simona Melis
Originária de Cagliari, licenciada em letras clássicas e língua, literatura e cultura da Sardenha. Ensina na ASCIPDA desde 2009.
Vanessa Serreli
Natural de Cagliari, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas Europeias e Americanas, especializou-se no ensino de línguas modernas e italiano para estrangeiros. Lecciona na ASCIPDA desde 2022.
Queres ensinar connosco?
Requisitos obrigatórios
-
O reconhecimento pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) de graus académicos e diplomas de ensino superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, regulado desde 1 de janeiro de 2019 pelo Decreto-Lei nº. 66/2018.
-
O Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), emitido depois da conclusão, com aproveitamento, de um curso de formação pedagógica inicial de formadores com duração mínima de 90 horas, autorizado pelo IEFP. Os créditos nas disciplinas psico-pedagógicas, antropológicas e metodológicas obtidos na Itália não podem substituir o CCP português.
-
O Número de Identificação Fiscal (NIF), um elemento de identificação pessoal fundamental para atos relacionados com aquisição de bens ou serviços, contratos, aberturas de contas bancárias, entre outros.
Requisitos preferenciais
-
O nível A2 de língua portuguesa que, mesmo que não seja necessário para o ensino do italiano como língua estrangeira, é importante para a interação com a realidade em que a nossa Associação está inserida.